O Modal Ferroviário no Brasil

O transporte ferroviário transporta grandes cargas por grandes distâncias através de um comboio de carris por uma via férrea, com sinalizações ao longo do percurso, no meio ficam as locomotivas de distribuição e no fim as locomotivas de auxílio, possui baixo custo de manutenção e transporte, é pouco poluente e o combustível utilizado para esse modal de transporte é o diesel, elétrico ou diesel-elétrico que possui grande eficiência energética. A ampliação das linhas férreas possuem alto custo dificultando sua expansão.

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O transporte ferroviário comporta Trailer on flat car, Container on flat car, Double stack (02 containeres), Roadtrailer/transtrailer. As cargas mais transportadas neste modal são: minério de ferro, soja, açúcar, carvão mineral, grãos, milho, farelo de soja, óleo diesel, celulose, produtos siderúrgicos, ferro gusa, pois possuem baixo custo, são volumosas e pesadas.

Temos hoje no Brasil uma linha férrea de 30.129 quilômetros de extensão (1121 eletrificados), espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em 4 tipos de bitolas:

Larga (irlandesa) – 1,600 m: 4.057 km
Padrão (internacional) – 1,435 m: 202,4 km
Métrica – 1,000 m: 23.489 km
Mista – 1,600 m (1,435 m) / 1,000 m: 396 km

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“O investimento anual das ferrovias aumentou 4 vezes entre o período 2003-2010, saltando de 1,07 bilhão de reais para 4,32 bilhões de reais por ano. As principais investidoras foram o grupo Vale (com EFC, EFVM e FCA) com R$ 1,313 bilhão, o grupo ALL com R$ 928,7 milhões e a MRS com R$ 681 milhões, todas no ano de 2010 e que mantiveram investimento constante no período, focados em infra-estrutura, superestrutura e material rodante. Um caso à parte é a TLSA que aumentou em 6 vezes o seu investimento apenas de 2009 a 2010, aportando 1,35 bilhão no ano. Trabalham no setor ferroviário brasileiro quase 37 mil pessoas, um crescimento expressivo de 74% em relação a 2003.” (ANTT 2010-2011)

Segundo especialistas hoje no Brasil o ideal seria termos 52 mil quilômetros de linha férrea interligando portos, rodovias e hidrovias, dos 30.129 Km, 27,782 km são utilizados para transporte de minérios, pois são pesados e volumosos, se nosso país possuísse uma linha férrea extensa, otimizaríamos custos e tempo, pois hoje a logística empregada geralmente é multimodal (vários modais para entrega ou recebimento de uma carga), por exemplo, cargas que saem de suas regiões até os portos seguem de caminhão, são descarregados nos portos e vão pela costa brasileira por cabotagem (transporte por navios pela costa brasileira em contêineres), são descarregados novamente e são transportados até seus destinos por caminhões e até por barcos pelo transporte aquaviário, dependendo da região, ou seja, usa-se vários modais para um destino específico, gasta-se tempo para carga e descarga entre os modais, além dos custos com transporte que ficam mais onerosos (caro).

Além dos pontos ressaltados temos que levar em consideração o perigo e as condições da rodovias brasileiras, o transporte ferroviário com certeza evitaria muitas mortes pelo Brasil, devido aos longos trajetos que os motoristas de caminhões e carretas se sujeitam a percorrer sem dormir para cumprimento de prazos de entrega das cargas, esse esforço poderia ser direcionado para trajetos mais curtos, oferecendo assim condições mais viáveis ao motoristas, além disso o número de roubos seria menor devido a dificuldade em abordar uma locomotiva, trazendo segurança aos produtos transportados.

Com apenas poucos levantamentos já concluímos a grande importância que é o investimento em linhas férreas no Brasil, devido a sua carência e pouca abrangência do centro-oeste ao norte/nordeste. Talita Romano Alemi

Fonte de Pesquisa:

Wikipédia
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,malha-ferroviaria-produtiva-do-brasil-e-a-mesma-do-imperio,1539689
ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. (Março 2010). “Evolução do Transporte Ferroviário 2010”: 18 páginas.
ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. (Outubro 2011). “Evolução do Transporte Ferroviário 2011”: 15 páginas
http://www.transportes.gov.br/transporte-ferroviario.html

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